Tipos de investimentos: imóveis, melhor investimento a longo prazo

No mundo capitalista todas as ações são pautadas pelo dinheiro. Não por acaso o nome dessa modalidade econômica começa com “capital”. Nesse sentido, qualquer pessoa quer fazer com que seu dinheiro renda o máximo possível. E um dos melhores tipos de investimentos são os de longo prazo.

A partir daí, porém, surgem várias dúvidas. A partir de quanto tempo de investimento podemos começar a considerar longo prazo? Qual o melhor retorno para um investimento a longo prazo?

Se essas dúvidas estão te atormentando, veja a seguir as dicas sobre o melhor investimento a longo prazo.

 

tipos de investimentos

 

Quanto tempo define um investimento de longo prazo?

Essa é uma pergunta interessante. Em tese, quando pensamos em longo prazo a ideia é realmente um período grande de tempo. Leia-se dez, quinze ou vinte anos. O problema é que no Brasil existem tantas mudanças de rumo e direção que muitas vezes cinco anos já acaba entrando na conta.

O ideal é ter como referência o ideal que traz um investimento de longo prazo. Esse deve ser um retorno a ser utilizado no futuro – e não no presente. Existem outros investimentos para curto e médio prazo.

Quais os tipos de investimentos a longo prazo?

Essa é outra dúvida bastante comum. São muitas opções de investimentos a longo prazo e muitas pessoas simplesmente se perdem no caminho. Qual o melhor a seguir?

O mais comum é trabalhar com investimentos em títulos de renda fixa. Esses investimentos pagam melhor do que a tradicional opção pela poupança e trazem rendimentos praticamente livres de riscos que outras opções apresentam.

Entre essas opções estão investimentos em ações de empresas na bolsa de valores, por exemplo. A diferença, claro, está no risco. Como é possível também perder dinheiro, acaba sendo menos utilizado.

Por fim e também muito utilizado para investimento de longo prazo está o investimento em imóveis. Essa foi uma técnica ainda mais comum nos anos anteriores e que perdeu um pouco da força pelos principais investidores.

Imóveis, o melhor investimento a longo prazo

Essa perda de força, porém, não necessariamente é uma visão correta. Os imóveis continuam sendo a melhor opção para investimento a longo prazo – e existem razões para ter isso como decisão.

Nos últimos anos os investimentos em renda fixa ganharam muito espaço. Só que a visão de boa parte dos investidores é um pouco míope pelos retornos na medida em que ignoram a inflação, focando apenas no retorno oferecido.

A verdade é que o investimento deve ser analisado como um todo – e isso inclui inflação. Se um capital rende 15% na renda fixa, mas o país apresenta inflação de 13%, por exemplo, o rendimento foi de 2% (e não 15% como se imagina).

imoveis

 

Imóveis estão livres da inflação?

Não, evidentemente que a regra também vale para os imóveis. Se um imóvel valoriza 15% em um ano, ele também deve ter a inflação na conta para analisar o retorno final. A questão é que existem outras vantagens do investimento em imóveis a longo prazo.

Uma delas é a possibilidade de locação. Se você tem três imóveis, por exemplo, pode alugá-los enquanto não os utiliza. Essa estratégia vai gerar uma nova fonte de renda excelente ao mesmo tempo em que eles seguem valorizando. Por isso também, pode ser considerado uns dos tipos de investimentos mais rentáveis.

Ademais, se o local de compra do imóvel for em um bairro que vem crescendo economicamente a valorização pode ser ainda maior. Lembre-se: estamos falando de um investimento a longo prazo e você não deve ter interesse em se desfazer dele no curto prazo.

Fique por dentro, acesse nossa página inicial para mais artigos vital-stat.com

Leave a comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *